Teia social

De Teia Social
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo

Introdução à Teia Social

O assunto Teia Social trata das questões que dizem respeito à própria teia e que não estejam abrangidos pelos outros 8 assuntos, que são os temas públicos que traduzem as grandes áreas de interesse social.

Nosso primeiro vídeo institucional [1]

Reportagem sobre parcerias na Teia Social: http://rogeriosilveira.jor.br/2015/06/estudantes-avaliam-planos-de-residuos-solidos/


Acompanhe a construção do livro da teia social. Estágio atual: Versão 2 em andamento e atualizada até 15/08/14 - contendo Introdução, temas, problemas e ação [2]

Versões anteriores

  • Versão 2 até 16/06/14 - Do início até o tema de SEGURANÇA PÚBLICA [3]===
  • Versão 2 até 16/06/14 - Do início até o tema da saúde pública [4]
  • Versão 2 até 02/06/14 - Do início até o subtema da transparência pública [5]
  • Versão 2 até 26/5/14 - Da Introdução ao tema de Meio Ambiente [6]
  • Versão 1 (anterior) finalizada em 05/01/14 [7]

Participe e colabore com suas sugestões


A Teia Social é uma proposta de construção e compartilhamento coletivos de conhecimentos voltados às soluções públicas práticas e sustentáveis para os problemas de nossa sociedade. É também um sistema de gestão do conhecimento e um modelo de trabalho colaborativo e transparente - as informações organizadas ficam disponíveis para todos na internet - que visa apoiar as práticas sociais inteligentes em torno dos diálogos acolhedores das incontáveis diversidades sociais, tudo isso voltado a construção sustentável de permanente relacionamento democrático e construção progressiva de soluções concretas e práticas, por meio de projetos e outras atividades das quais participam pessoas e organizações, públicos e privados, sempre orientados pelos princípios, condutas e responsabilidade legal que compõem o Estatuto da Teia Social.

Destaque:
  • O que é a teia social?
  • Introdução aos 3 princípios da teia.
  • Vantagens da participação na teia.
  • Para que a teia social não serve!
  • Como participar da teia.

Fundamentos da Teia Social

Esboço finalizado até 05/01/14[8]

Proposta da teia social

Esboço finalizado até 05/01/14[9]

Ontologia da Teia Social

teia social - estatuto

Esboço finalizado até 05/01/14[10]

Condutas na Teia Social

Esboço finalizado até 05/01/14[11]

Responsabilidade legal na Teia Social

Esboço finalizado até 05/01/14[12]

Iniciativas concretas na teia social

1.3 Iniciativas da teia social.


No item 1.1 vimos os fundamentos teóricos da teia, decorrentes de uma análise de nosso poder público e sociedade. No item 1.2, assentados os pressupostos teia, apresentamos a sua proposta de trabalho para abordar os problemas públicos complexos. Neste item 1.3, veremos brevemente, uma iniciativa concreta de execução da proposta da teia social.

Para a proposta teórico-prática de trabalho nos moldes definidos pela teia social, bastam seguir as diretrizes, condutas, princípios etc. que a caracterizam. Mas como colocar em prática tal proposta?

No intuito de aplicar e testar a proposta da teia social, essa foi incorporada a um projeto estratégico do Ministério Público Federal (a WikiMPF) e disponibilizada uma plataforma wiki – a WikiTeia1 – para permitir o compartilhamento e a construção colaborativa de conhecimento público, entre as organizações parcerias, voluntários e com a própria sociedade.

A participação de organizações na proposta da teia social por ora tem se realizado por projetos e por parcerias, formalizadas por meio de convênios (ver o item 1.3.1), estando em vigência o convênio entre a Pontifícia Universidade Católica de Campinas e o Ministério Público Federal.

A participação de alunos e professores, em caráter conjugado com suas atividades acadêmicas ocorre com o atendimento simultâneo dos requisitos acadêmicos e públicos. A participação de voluntários tem como requisito o cadastramento no site2 e a adesão ao estatuto da teia social3.

Há uma relativa independência entre os fundamentos, a proposta e as iniciativas da teia social. Os fundamentos podem ser aprimorados sem que haja necessidade de se alterar a proposta.

A proposta tem autonomia teórica e prática e pode ser aplicada, totalmente ou parcialmente, pelo profissional ou organização que a quiser incorporar a sua forma de pensar, analisar e trabalhar.

As iniciativas concretas que visem a colocar a proposta em execução podem se agregar à iniciativa atual existente, ou criarem outras, que embora compartilhem os elementos teóricos da proposta (por exemplo, organizando seus conteúdos com a mesma ontologia, para compartilhar informações e evitar retrabalho) mas que tratem de problemas concretos de outras cidades e regiões.

O sucesso das iniciativas de implantação da teia dependem de fatores concretos como as organizações envolvidas, os recursos disponibilizados para os trabalhos, a criação de projetos e atividades atraentes, a divulgação, adesão, capacitação e compromisso dos voluntários, dentre outros fatores. A proposta da teia e as iniciativas locais são realidades diferentes. A proposta estabelece os requisitos teóricos, já a iniciativa é a prática e, na busca pela realização da proposta, enfrentará outros obstáculos, como o desenvolvimento lento dos trabalhos, a baixa participação de voluntários etc., que em princípio não comprometem a proposta da teia.

Por ora os recursos disponibilizados na iniciativa concreta da teia em Campinas, entre a PUC-Campinas e o MPF-Campinas, têm sido basicamente o uso da capacidade instalada das organizações, sem o emprego direto de recursos financeiros.

A iniciativa da teia em Campinas é a única de que se tem registro até o momento (setembro/2013) e tem adotado em caráter complementar à wikiteia, como opção de divulgação e acompanhamento de atividades e informações de interesse, uma página no Facebook (www.facebook/teiasocial), a qual qualquer pessoa pode acompanhar, ainda que não seja cadastrada.

A proposta da teia está disponível para ser adotada em outras localidades, combinando a execução de atividades locais em prol do apoio à solução de problemas públicos daquela região com a produção colaborativa de um conhecimento compartilhado, organizado nos termos da proposta da teia social.

Parcerias e convenios na teia social

1.3.1 Teia social – Parcerias.


Nesse item aprofundamos um desdobramento do princípio da integração (item 1.4.3), que são as parcerias que podem ser feitas pelas organizações que queiram colaborar na teia social.

A primeira parceria entre uma instituição de ensino e uma organização pública na teia social foi a realizada entre o Ministério Público Federal e a Pontifícia Universidade Católica de Campinas e foi formalizada em um convênio, que serve como modelo ou diretriz para as que se queiram realizar futuramente1.

O objetivo da parceria firmada entre uma instituição de ensino e uma organização pública é estabelecer um sistema de cooperação técnica e multidisciplinar, integrando as atividades acadêmicas às atuações promotoriais (extrajudiciais) para uma melhor qualificação teórica dos trabalhos de tutela coletiva do MP e uma melhor formação prática dos alunos em curso de atividades acadêmicas da universidade, respeitados simultaneamente o regime e os objetivos da universidade, do ministério público e da teia social.

As parcerias permitem que alunos e docentes participem da discussão e estudo de relevantes questões públicas, com o desenvolvimento das atividades necessárias à cooperação na defesa dos direitos coletivos e difusos.

Permitem também que os alunos promovam estudos, pesquisas, projetos e análises relativas às diversas temáticas de atuação do ministério público, como direitos humanos, defesa do consumidor, preservação do patrimônio histórico, saúde pública, meio ambiente, dentre outros.

As atividades acadêmicas dos mais variados tipos, tais como Estágio Supervisionado Obrigatório, Atividades Complementares, Trabalho de Conclusão de Curso e Disciplinas Práticas, comportam a integração de suas atividades com a atuação de estudo e prevenção em questões públicas por meio de cooperação com o ministério público. Os termos e as atividades da parceria não implicam custos extras relevantes aos parceiros, e privilegiam o uso da capacidade instalada das organizações parceiras.

Ambas as instituições, ministério público e universidade, mantêm em paralelo suas atividades tradicionais ao mesmo tempo em que desempenham atividades conjuntas no âmbito da teia, que servem de suporte às primeiras.

Todos os cursos podem contribuir na parceria, pois todos os conhecimentos disciplinares são necessários aos serviços públicos ou podem ser úteis nas soluções de problemas públicos da teia social.

À instituição de ensino cabe implantar as medidas para que as atividades da teia social possam ser integradas pelas atividades acadêmicas, mantendo sua autonomia científica ao mesmo tempo em que adapta suas rotinas acadêmicas e gestão para facilitar e desenvolver as atividades de colaboração na teia social. Por exemplo, os calendários anuais ou semestrais das atividades precisam se conjugar de alguma forma com os projetos que sejam de longo prazo.

São desafios a serem superados nessa forma de parceria: a) conjugar no que for necessário as atividades, fluxos de trabalho, cronogramas e calendários e as rotinas burocráticas das organizações envolvidas, b) trabalhar de forma transdisciplinar com as diversas formações acadêmicas, dadas as diferentes linguagens e vieses profissionais sobre um mesmo tema e, c) instrumentos práticos de disponibilização pública das atividades e conhecimento produzidos e meios eficazes comunicação entre os participantes.

A seleção dos problemas que serão estudados nos projetos da teia pode partir dos casos concretos ou temas identificados como prioritários pelo ministério público ou outro órgão, ou a partir de linhas de pesquisa, atividades de extensão ou outras de caráter prático da universidade. No caso de se tratarem de diversas atividades, elas devem ser organizadas em grupos temáticos, sendo prático que se tomem por base os oito temas públicos da teia.

É objetivo da parceria propiciar ao aluno autonomia na sua ação intelectual, estimular o desenvolvimento e o aprimoramento da cidadania ativa e fazê-lo familiarizar-se com as organizações públicas, suas relações de trabalho e contradições sociais frente ao mundo contemporâneo. O professor buscará articular os conteúdos cursados com os temas do projeto, ajudando o aluno a transpor a barreira teórica e terminológica de sua disciplina, para auxiliar na construção do caráter interdisciplinar do trabalho discente.

Dentre outros possíveis, os cursos já identificados como de utilidade geral aos projetos da teia são Administração (organização da gestão pública necessária ao problema), Direito (estudo das normas aplicáveis ao caso), Economia (mensuração do impacto econômico do problema) e Jornalismo (divulgação, explicação e compreensão do problema e da solução pela sociedade).

A participação se dá tanto pelos meios virtuais como através de encontros presenciais, sendo que estes são divulgados em https://www.facebook.com/TeiaSocial, cabendo aos colaboradores se manterem informados das datas e tarefas correspondentes.

Diversas pesquisas de nível de graduação estão sendo realizadas por alunos, sobre temas e organizações públicas, aplicando o conhecimento teórico disciplinar a problemas e situações sociais cujo o conhecimento científico pode dar relevantes contribuições2. Ao mesmo tempo em que se desenvolvem as atividades da teia, o conhecimento produzido colaborativamente e acessível na internet pela wikiteia disseminará conhecimento público útil para a sociedade em geral.

TEINHA

A teia social infanto-juvenil. Aqui vão:

  • Todos os conteúdos da teia que tenham apresentação infanto-juvenil.

Princípios da Teia Social

Esboço finalizado até 05/01/14[13]

teia social/principio do impacto social

teia social/principio da transparencia

teia social/principio da colaboracao

teia social/principio da diversidade

teia social/principio da sustentabilidade

teia social/principio do equilibrio

Temas complexos da Teia Social

Atividades da Teia Social

Na combinação deste tema com a 1a Visão - Atividades - constam as informações relativas às espécies de atividades aplicáveis, fases, instrumentos como modelos e roteiros, dentre outros.

Destaques:

Para um registro mais preciso, consulte as espécies de atividades.

Lista de atividades no tema, com registro sintético (ocorrência) ou analítico (atividade) com link para páginas de atividades, casos e ocorrências.

  1. Fazer folheto de divulgação da teia social para entregar como convite de participação, proposta de parceria, cartão de visitas etc. simples, atraente, objetivo.

Problemas e respostas na Teia Social

Na combinação deste tema com a 2a Visão - Problemas e respostas - se abordam as falhas e degradação das atividades, incluindo as infrações, a capacitação para evitá-las e a responsabilização para coibi-las.

Destaques:
  • Curso online para colaboradores da wikipédia.


Estratégia na Teia Social

Na combinação deste tema com a 3a Visão - Estratégia - consta o levantamento de problemas e ações no tema, a análise do equilíbrio entre os problemas e da prioridade dos mesmos e a análise dos objetivos e do planejamento estratégico.

Destaques:

Comportamento na Teia Social

Na combinação deste tema com a 4a Visão - Evolução pessoal - encontramos a formação pessoal adequada, incluindo os princípios da teia e outros valores, as questões de percepção, interpretação e decisão, bem como as questões de cultura e governança, participação e colaboração úteis à prática do tema.

Destaques:

Agentes na Teia Social

Na combinação deste tema com a 5a Visão Organizacoes (consulte) estão as diversas organizações, organismos, órgãos, grupos, funções, papéis e pessoas que se relacionam com o tema.

Destaques:
  • Lista de organizacoes, organismos e funcoes na teia social. Ordenada por: 1) por setores: 1º Setor (público), 2º Setor (privado), 3º Setor (sociedade civil organizada) e, 2) dentro de cada setor, em ordem alfabética. (a construir)
  • Lista de pessoas relacionáveis a teia social. Em ordem alfabética. (a construir)


Conhecimento na Teia Social

Na combinação deste tema com a 2a Visão - Conhecimento - consta a gestão do conhecimento, os repositórios de informações e os conhecimentos científicos e disciplinares aplicáveis.

Destaques:
  • Bibliografia da teia social: veja em conhecimento.
  • Visualizar a proporção dos 10 temas mais acessados na wikiteia até 17/010/2013 [14]

Agendas e mapas na Teia Social

Na combinação deste tema com a 7a Visão - Agendas e mapas - estão as informações relativas ao tempo e espaço: Agendas, calendários os eventos e fluxogramas, e mapas do tema, conforme diversas abrangências territoriais.

Destaques:

Resultados na Teia Social

Na combinação deste tema com a 8a Visão - Recursos resultados e impactos - encontramos os recursos necessários, disponíveis e empregados no tema, os produtos e resultados produzidos e o com impacto concreto e mensurado dos mesmos e sua avaliação.

Destaques:

Visões divergentes na Teia Social

Na combinação deste tema com a 9a Visão - Visões pessoais - abre-se o espaço para o registro das opiniões pessoais ou correntes minoritárias que não tenham sido absorvidas pelo conteúdo de consenso no tema, desde que pertinentes à teia.

Destaques:
Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações
Navegação
Temas
Perspectivas
Ferramentas