Seguranca publica/problemas

De Teia Social
Ir para: navegação, pesquisa
  • a questão da competência da guarda municipal: alguns municípios com menos de 50 mil habitantes conseguem o armamento dos guardas mediante salvo-conduto do judiciário. Há ainda municípios nos quais a guarda municipal dá conta de escolta de presos e de fiscalização de presos em regime aberto. Isso leva ao ponto primordial a ser definido: Quais são, quais os tipos e em que quantidade são desempenhadas as atividades pela guarda municipal?
  • prevenção x repressão: a questão das 'Cidades Resilientes' (Sidney Furtado - ONU- Campinas), que se refere à capacidade de cada município sofrer algum evento/catástrofe e se recuperar a partir de uma atuação coletiva, e não pontual, como é a atuação da defesa civil, cujo âmbito de resposta aos problemas públicos é pontual e limitado, focado na contenção da criminalidade e desordem.
  • Mostra-se fundamental um diálogo mais amplo dos municípios no tema da segurança pública. Alguns estão interligados por sistema de rádio, como Indaiatuba, Rafard, dentre outros. Como pensar num sistema regional de atuação preventiva?
  • Conferências municipais, estaduais e nacional de proteção e defesa civil. Entre março e maio de 2014 (encontrar e disponibilizar os links).
==
  • A Polícia Militar de São Paulo utilizou 506 balas de borracha e 938 “unidades de munição química” durante o protesto do dia 13 de junho contra o aumento da passagem de trem e metrô na cidade. Acompanhe os levantamentos realizados [1]
  • A produção da opacidade: estatísticas criminais e segurança pública no Brasil [2]
  • Familiares de detentos são vitimas de violência sexual em presídio no Maranhão [3]
Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações
Navegação
Temas
Perspectivas
Ferramentas