Saude publica

De Teia Social
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo

Introdução à Saúde Pública

O tema Saúde Pública e Bem-Estar - T8 - agrega:

  • Temas (ou subtemas) originais deste assunto,
  • Temas híbridos derivados da combinação dos temas originais com outros temas da teia,
  • A relação do tema com as 9 abordagens da teia.

Destaques:

Bens em saúde pública

Bens em saúde pública podem ser duráveis, como prédios dedicados a serviços de saúde, equipamentos, órteses e próteses etc. ou consumíveis como a alimentação, medicamentos, hemoderivados e materiais descartáveis.

  • Medicamentos [2] Consulta valores pagos medicamentos [3]
  • Alimentação adequada [4] [5] [6] [7]

Denúncia encaminhada a esta Procuradoria com relação a Suplementos Alimentares Arquivo:Denúncia.pdf
Notícia no site da ANVISA sobre a proibição da distribuição e comercialização de lotes irregulares [8] [9]

  • Vida e população. bancos de dados internacionais [10]

Procedimentos em saúde pública

Os procedimentos em saúde pública são variados, incluindo cirurgias em geral e específicas - ex. transplante - e inclui os exames de diversos tipos, vacinação [11] etc.

Serviços em saúde pública

Os serviços de saúde são o conjunto de atividades complexas desenvolvidas continuamente em saúde. Não se confundem com as organizações que os prestam ou com os locais onde são sediados, relacionam-se quando prestados por órgãos públicos ao tema 'Poder Público - A7' e dentre os serviços um bom exemplo é o de 'vigilância sanitária'.

Regimes de prestação em saúde pública

Os regimes de saúde pública são os sistemas de regras e organizações que organizam serviços e outras ações.

  • Sistema Único de Saúde - SUS.

Prevenção em saúde pública

A prevenção em saúde pública inclui diversos fatores de caráter difuso, como a qualidade do ar e outros de caráter mais coletivo, como a alimentação.

  • Atividades físicas e esportes.

Espécies de saúde pública

A Saúde Pública tem diversas espécies, como Saúde mental, saúde infantil e gêneros como doenças e epidemias e inclui a dependência química.

Temas complexos em saúde pública

Os temas híbridos deste tema relacionam o tema saúde pública aos demais temas da teia para a integração do conhecimento e das atividades, buscando melhorar a economia de recursos, coordenação de atividades e coerência das informações e conhecimentos. São exemplos de temas híbridos:


  • Saúde e Cidades. Poluição pode causar câncer [13]
  • Saúde e Cidades. Organização Mundial de Saúde alerta que 7 milhões de pessoas morreram em 2012 por doenças causadas pela poluição [14]
  • Segurança e saúde. Exemplo [15]
  • Economia da saúde [16]. É um problema nos Estados Unidos [17] e é um problema no Brasil.
  • Tecnologia e saúde.
  • Saúde e patrimônio público. Exemplo, valores pagos a entidade contratada para prestação de serviços e serviços não realizados [18]
  • Saúde pública e meio ambiente. [19] Origem animal das doenças [20] [21]
  • Inspeção sanitária [22] [23]
  • Saúde e vulnerabilidades: 1) Política de saúde para LGBT [24]

Atividades em Saúde Pública

Na combinação deste tema com a 1a Visão - Atividades - constam as informações relativas às atividades concretas pertinentes, incluindo as espécies aplicáveis, como por exemplo a pesquisa comparativa de outras iniciativas e diagnóstico aprofundado do problema. Aqui também estão as informações referentes às fases da atividade, seus produtos previstos, monitoramento, seus requisitos e instrumentos de sua realização, como modelos e roteiros. Também é relevante saber que outras atividades são compostas e se relacionam com as atividade neste tema.

  • Cartilha elaborada pelo Ministério Público do Estado de São Paulo - "Manual Básico da Saúde Pública" - [25]

Notícias em saúde pública

Problemas e respostas em saúde pública

Na combinação deste tema com a 6a Visão - Capacitação - se abordam as falhas e degradação das atividades e ocorrências relativas ao tema e se relacionam as boas práticas correspondentes. A capacitação para o tema se organiza em níveis - 1, 2, 3 e 4 - de complexidade para o seu melhor aproveitamento.

Estratégia em saúde pública

Na combinação deste tema com a 3a Visão - Estratégia - 3 partes aspectos gerais se destacam: Levantamento de riscos, problemas, ações e potenciais atuais no tema, organizando-os em classes, a partir das ocorrências concretas levantadas; Análise de implicações e equilíbrio entre as ocorrências, inclusive comparando com as ocorrências dos demais temas. Após, discussão democrática e técnica para a priorização dos mesmos; Análise dos objetivos e planejamento estratégico das organizações pelo ponto de vista do tema.

Destaques:

  • Ações em saúde pública.
  • Fatores de risco à saúde pública.
  • Problemas no tema segunda a transparência internacional [27]
  • Site do Grupo Nacional de membros do Ministério Público no tema [28]

Comportamento em saúde pública

Na combinação deste tema com a 4a Visão - Evolução pessoal - se abordam os elementos pessoais mais relevantes para o melhor desenvolvimento do tema. Mais do que a capacitação para o 'como fazer', aborda a formação pessoal adequada. Engloba a compreensão e vivência dos 3 princípios da teia, bem como de outros valores. Traz também as questões de percepção, interpretação e decisão e os erros e viéses cognitivos que muitas vezes impedem o consenso, ainda que parcial, na compreensão do tema; bem como as questões de cultura e governança e de participação, colaboração, coordenação e integração que sejam necessárias ao melhor desenvolvimento do tema.

Agentes em saúde pública

Na combinação deste tema com a 5a Visão - Organizações - estão as diversas organizações, organismos, órgãos, grupos, funções, papéis e pessoas que se relacionam com o tema, inclusive em relação à competência territorial e atribuição. Estão também o sociograma das relações com as outras organizações e as relações contínuas como parcerias e convênios. Na organização detalham-se as classes e espécies de organismos componentes e a matriz de responsabilidades pessoais no tema e em suas respectivas atividades. Podem constar também as caixas de atividades ativas e tipos de atuação pertinentes com o tema.

  • Organizações e organismos (que compõem as organizações) em geral, especialistas e cidadão em geral.
  • Departamento de Saúde da Inglaterra [29]
  • Conselhos de Saúde [30]

Conhecimento em Saúde Pública

Na combinação deste tema com a 6a Visão - Conhecimento - se objetiva desenvolver e gerir o conhecimento disponível, incluindo aí a melhoria do armazenamento e recuperação do mesmo, com a disponibilização de repositórios e fontes de informação. Os principais temas desta visão são os tradicionais temas científicos e disciplinares nos quais se organizam os conhecimentos das graduações formais da sociedade. Aqui são organizadas e disponibilizadas as informações científicas de caráter disciplinar - como Direito, Economia, Administração etc. O tradicional conhecimento voltado sobre si mesmo não é o objetivo, e sim o fornecimento de informações úteis e válidas para as soluções públicas práticas e sustentáveis.

Destaques:

Agendas e mapas em saúde pública

Na combinação deste tema com a 7a Visão - Agendas e mapas - estão as informações das ocorrências concretas do tema, em relação às dimensões de tempo e espaço. Assim, se registram em agendas e calendários os eventos pertinentes e em fluxogramas, as fases e as metas para controle da evolução das atividades. Aqui se organizam suas informações práticas em mapas do tema, nas seguintes abrangências territoriais: internacional, nacional, federal, estado e regiao, estado, Município e região e município.

Resultados em saúde pública

Na combinação deste tema com a 8a Visão - Recursos resultados e impactos - podemos analisar os recursos necessários, disponíveis e empregados no tema, e a eficiência, eficácia e efetividade das atividades realizadas no tema. Os produtos e resultados produzidos podem ser de 3 espécies: sem impacto, com impacto presumido e não mensurado e com impacto concreto e mensurado. A efetividade diz respeito ao impacto concreto e mensurado, ao montante e metodologia de cálculo do mesmo e a estimativa da contribuição pelo viés de cada organismo. A avaliação completa do impacto deve levar em conta o custo do organismo, os impactos produzidos e a análise de sua influência, qualitativa e quantitativa, no problema original.

  • Recursos disponíveis em saúde.

Visões divergentes em saúde pública

Na combinação deste tema com a 9a Visão - Visões pessoais - abre-se o espaço para o registro das opiniões pessoais ou correntes minoritárias que não tenham sido absorvidas pelo conteúdo de consenso (desde que sejam compatíveis com os princípios da teia). Também podem ser registradas aqui as atividades que sejam de responsabilidade pessoal de alguém, uma visão particular da estratégia e das prioridades, os valores pessoais e a sua ordem de prioridade, as experiências, capacitação, interesses, links para a página pessoal, avaliações feitas e recebidas na comunidade, e outras informações de caráter não geral, mas pertinentes à teia.

Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações
Navegação
Temas
Perspectivas
Ferramentas