Meio ambiente/atividades

De Teia Social
Ir para: navegação, pesquisa

TEMAS E ABORDAGENS EM MEIO AMBIENTE: Introdução ao Meio Ambiente, Águas, Animais, Áreas protegidas, Licenciamento Ambiental, Mudanças Climáticas, Resíduos Sólidos, Temas complexos, Atividades, Problemas e respostas, Estratégia, Comportamento, Agentes, Conhecimento, Agendas e mapas, Resultados, Visões divergentes


Introdução

Ao editar a subpágina de atividades neste tema, é importante integrar essa 'abordagem no tema' com sua 'abordagem-mãe' - Atividades - trazendo informações gerais para cá e levando informações específicas para lá, buscando aumentar a disponibilidade de informações relevantes e facilitar o uso do conhecimento, tanto no tema como na abordagem.


  • Reunião em meio ambiente em 03/05/2013
  • Integração da gestão das unidades de conservação da região de Campinas (proposta de atividade)
  • reunião do dia 01/03/13 Atividades: Passar mailing list dos presentes para os mesmos.
  • reunião do assunto meio ambiente, prevista para o dia 03/05/2013, às 14 horas.

Pauta: Continuidade à atividade de gestão do conhecimento e mapeamento das ações e problemas da região de Campinas. Apresentação de atividades práticas propostas pelos Promotores de Justiça, federal e estadual, para a participação da sociedade. Quais atividades? Propostas:- Mapeamento de áreas degradadas, críticas e preparação para recebimento de recomposição ambiental

Participantes: Secretarias municipais de meio ambiente da região de atuação dos promotores.Cetesb Instituto Chico Mendes Fórum das Américas

  • Projeto 01/2013: Qualificação das unidades de conservação federais da região de Campinas.

Gestor: Edilson Vitorelli - Procurador da República em Campinas.

Introdução

Conforme discutido durante a implementação exitosa da parceria MPF-PUC, no ano de 2012, há necessidade de se propor aos alunos projetos com metas mais concretas e de curto prazo, que possam ser realizadas de modo mais objetivo. É com esse viés, e atendendo ao acervo de inquéritos civis existentes no ofício ministerial, que foram detalhados os projetos ora apresentados.

Cumpre ressaltar que o ingresso do estudante demanda a apresentação de uma proposta simples, na qual este descreva que atividades se dispõe a realizar em prol do projeto, quanto tempo pretende dedicar ao mesmo semanalmente e que resultado será produzido ao final (relatório, artigo científico, notícia jornalística etc).


Descrição

Área: Meio Ambiente

Projeto: Qualificação das unidades de conservação federais da região de Campinas.

A proteção ao meio ambiente não é tarefa fácil em uma região altamente urbanizada como Campinas. Os poucos fragmentos restantes de mata são cada vez mais pressionados pelo crescimento da cidade. Nesse contexto, a região de Campinas conta atualmente com duas unidades de conservação federais: a Mata de Santa Genebra e o Matão de Cosmópolis.

A proposta do projeto é que os alunos visitem as unidades de conservação e produzam um relatório qualificado que aborde os variados aspectos da existência da unidade, de um ponto de vista multidisciplinar. O foco do trabalho será verificar especialmente as vulnerabilidades as quais a unidade está sujeita, identificando demandas que possam ser tratadas pelo Ministério Público Federal.

Os eixos de análise propostos seriam os seguintes:

Biologia: 2 alunos

Engenharia ambiental: 2 alunos

Arquitetura e urbanismo: 2 alunos

Direito: 2 alunos

Geografia: 2 alunos


Integração da gestão das unidades de conservação da região de Campinas

Em elaboração da proposta.

Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações
Navegação
Temas
Perspectivas
Ferramentas