Economia e consumo

De Teia Social
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo

Introdução à Economia

O tema Economia e consumo - A3 - compõe-se de Economia, Consumo, Trabalho e Tecnologia e agrega:

  • Temas (ou subtemas) originais deste assunto,
  • Temas híbridos derivados da combinação dos temas originais com outros temas da teia,
  • A relação do tema com as 9 visões da teia.

Veja abaixo a apresentação inicial de cada um desses temas e visite a respectiva página para conhecer e contribuir.

Economia

  • Proteção dos agentes econômicos e desenvolvimento da economia.
  • Defesa da concorrência.
  • Financiamento de atividades públicas.
  • Classes de atividades econômicas, como transporte, atividades bancárias etc.
  • Bens, crédito, direitos e patrimônio.
  • Bancos de dados internacionais [1]
  • Desigualdade econômica [2] (elemento combinado com 'diferenças')

Consumo

  • Proteção do consumidor e desenvolvimento da qualidade do consumo.
  • Propaganda e consumo.
  • Ressarcimento aos lesados de danos econômicos coletivos.
  • Práticas abusivas e responsabilidade [3].
  • Obsolescência programada.
  • Atividades: Consulte antes de comprar, ex. Reclame aqui

Tecnologia

Temas complexos entre tecnologia e hipossuficiência.

  • Exclusão digital e desigualdade [4]
  • O uso criativo das TIs no combate à pobreza [5]
  • Tecnologia, cultura e mulheres [6]

Trabalho

  • Profissões e funções exercidas.
  • Trabalho degradado (inclui trabalho escravo e equivalentes).
  • Principais destaques da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios do IBGE [7]
  • Bancos de dados internacionais [8]

Temas complexos em Economia

Os temas híbridos deste tema o relacionam aos demais temas da teia para a integração do conhecimento e das atividades, buscando melhorar a economia de recursos, coordenação de atividades e coerência das informações e conhecimentos.

Destaques:

Abordagens

As abordagens no tema contém suas informações analíticas e detalhadas, o que comparativamente torna o conteúdo dos temas (visto acima) numa espécie de índice para se acessar os níveis temáticos mais profundos que se encontram desenvolvidos nas abordagens do próprio tema.

A abordagem das ‘atividades’ em ‘economia’ pode ser ilustrada com algumas medidas simples que o consumidor pode adotar para se proteger de abusos: 1) Consultar as empresas e produtos antes de comprar, em sites como o www.reclameaqui.com.br e outros equivalentes, e evitar os “encrenqueiros”; 2) Filiar-se a associações de defesa dos consumidores, como o IDEC – www.idec.org.br, e 3) reclamar ao Procon, Juizados Especiais ou Agência reguladora, quando a empresa for submetida a alguma.

São exemplos de ‘Agentes’ organizacionais no tema, a Secretaria Nacional do Consumidor, os Procons, as ouvidorias, os ministérios públicos estaduais e federal, as agências reguladoras e os conselhos profissionais.

Na abordagem do ‘conhecimento’, a Ciência Econômica, tal como o Direito, precisa produzir um conhecimento mais interdisciplinar, útil e acessível ao resto da sociedade, para equilibrar o excessivo isolamento de quem só fala o economês1.

Na abordagem das ‘Agendas e mapas’, o melhor combate ao combustíveis adulterados, que estragam os automóveis e facilitam a sonegação fiscal, passa pelo registro dos locais autuados por adulteração em mapas públicos e serviços de GPS, para que o consumidor possa saber, decidir e evitar tais estabelecimentos.

A Agência Nacional de Petróleo já detém há tempos essa lista dos locais e poderia disponibilizar os mapas públicos.

Problemas em economia.

Na abordagem dos ‘problemas’ em economia, estão os problemas que fragilizam as empresas e a concorrência e os que prejudicam diretamente os consumidores. ‘Problemas’ é abordagem filha de ‘problemas’.

Como exemplos temos o ‘abuso do poder econômico’, ‘cartel’, ‘práticas anticoncorrenciais’, ‘preços predatórios’ (dumping) e a ‘concentração econômica’. Como ofensas diretas ao consumidor, as ‘práticas abusivas ao consumo’, ‘preços abusivos’, ‘venda casada’, ‘apelo de sustentabilidade’ etc. Entre as respostas a serem dadas aos problemas estão as medidas de ‘ressarcimento de danos coletivos’, seja às empresas seja ao consumidor.

Atividades em Economia

Na combinação deste tema com a 1a Visão - Atividades - constam as informações relativas às espécies de atividades aplicáveis, fases, instrumentos como modelos e roteiros, dentre outros.

Destaques:

Problemas e respostas em Economia

Na combinação deste tema com a 2a abordagem no tema - problemas e respostas - se abordam as falhas e degradação das atividades, incluindo as infrações, a capacitação para evitá-las e a responsabilização para coibi-las.

Destaques:

Estratégia em Economia

Na combinação deste tema com a 3a Visão - Estratégia - consta o levantamento de problemas e ações no tema, a análise do equilíbrio entre os problemas e da prioridade dos mesmos e a análise dos objetivos e do planejamento estratégico.

Destaques:
  • Problemas no tema [9]
  • Destaque de problema na questão de seguros vendidos em lojas junto com produtos [10]

Comportamento em Economia

Na combinação deste tema com a 4a Visão - Evolução pessoal - encontramos a formação pessoal adequada, incluindo os princípios da teia e outros valores, as questões de percepção, interpretação e decisão, bem como as questões de cultura e governança, participação e colaboração úteis à prática do tema.

Destaques:

Agentes em Economia

Na combinação deste tema com a 5a Visão - Organizações - estão as diversas organizações, organismos, órgãos, grupos, funções, papéis e pessoas que se relacionam com o tema.

  • CEPAL - Comisión Económica para América Latina [11]

Conhecimento em Economia

Na combinação deste tema com a 6a abordagem - Conhecimento - consta a gestão do conhecimento, os repositórios de informações e os conhecimentos científicos e disciplinares aplicáveis.

Destaques:
  • Cartilha "Por uma cultura de direitos humanos" - Direito a um trabalho com dignidade [12]

Agendas e mapas em Economia

Na combinação deste tema com a 7a Visão - Agendas e mapas - estão as informações relativas ao tempo e espaço: Agendas, calendários os eventos e fluxogramas, e mapas do tema, conforme diversas abrangências territoriais.

Destaques:

Resultados em Economia

Na combinação deste tema com a 8a Visão - Recursos resultados e impactos - encontramos os recursos necessários, disponíveis e empregados no tema, os produtos e resultados produzidos e o com impacto concreto e mensurado dos mesmos e sua avaliação.

Destaques:

Visões divergentes em Economia

Na combinação deste tema com a 9a Visão - Visões pessoais - abre-se o espaço para o registro das opiniões pessoais ou correntes minoritárias que não tenham sido absorvidas pelo conteúdo de consenso no tema, desde que pertinentes à teia.

Destaques:
Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações
Navegação
Temas
Perspectivas
Ferramentas