Conhecimento/gestao

De Teia Social
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Conhecimento e beleza [1]

V2.1 Gestão do conhecimento.


1.1.Criando conhecimento organizacional

A criação do conhecimentoorganizacional, segundo Nonaka et al (1997) enfatiza a capacidade daorganização em criar um novo conhecimento no âmbito da ampliação doconhecimento individual em nível organizacional, incorporando a nova descobertaa seus processos, produtos e/ou serviços.

A criação do novo conhecimentoenvolve tanto ideais quanto ideias. A criação de novos conhecimentos constituirecriar a empresa e todos dentro dela em um processo continuo de auto-renovaçãoorganizacional e pessoal (NONAKA; TAKEUCHI 1997).

Em primeiro lugar, ascaracterísticas da criação do conhecimento é que para explicar aquilo que éinexplicável coloca-se uma grande confiança em sentido figurado e nosimbolismo. Em segundo, para a transmissão do conhecimento, o conhecimentopessoal de um indivíduo deve ser compartilhado com todos da organização. Em terceirolugar, os novos conhecimentos surgem através da ambiguidade e redundância dosfatos (NONAKA; TAKEUCHI 1997).

Para Nonaka et al (1997) existem três ciclos no processo de criação doconhecimento. Cada ciclo começa com o compartilhamento de experiênciascompartilhadas, criam-se os conceitos e/ou arquétipos. Esses conceitos e/ouarquétipos são justificados com base na intenção organizacional. O cicloseguinte começa com o objetivo de melhorar o resultado ou superar asdificuldades do ciclo anterior.

De acordo com Nonaka et al (1997) os gerentes das empresas têmum papel importantíssimo quando nos referimos à gestão do conhecimento. Quandohá confusão continua, quando um novo conhecimento é difundido em umaorganização, consequentemente, a função dos gerentes é direcionar essa confusãopara a criação do conhecimento. Os gerentes seniores direcionam os envolvidosdas organizações para a criação dos conceitos para identificar quais são ascaracterísticas, atividades e negócios comuns na organização. Entretanto osgerentes de nível médio são representados com uma ligação entre os ideais daalta gerência e a realidade dos funcionários.

Nonakaet al (1997, p.17) constam que:

Os gerentesde nível médio desempenham um papel-chave no processo de criação do conhecimento.Resumem o conhecimento tácito tanto dos funcionários da linha quanto dos executivosseniores, tornando-o explícito e incorporando-o a novos produtos e tecnologias.

V2.1.1 Ontologias.

Classificação da informação (tesauro, classe x etiquetas, repositório, índice) e armazenamento. Código de localização. Glossários. Perguntas frequentes.

V2.1.2 Acesso e distribuição da informação.

Perguntas em gestão do conhecimento aplicadas ao Ministério Público Federal

PONTOS PARA SUA PESQUISA DE CAMPO (ROTEIRO):

1. QUEM E RESPONSAVEL PELA CRIACAO DO CONHECIMENTO NO MPF NAS SEGUINTES INSTANCIAS (TOP-DOWN / BOTTON-UP / MIDDLE-UP-DOWN)?

2. QUAL E O PAPEL DAS GERENCIAS (ALTA / MEDIA / BAIXA) E DA LINHA DE FRENTE NO CONTEXTO DA CRIACAO DO CONHECIMENTO NAS SEGUINTES INSTANCIAS (TOP-DOWN / BOTTON-UP / MIDDLE-UP-DOWN)?

3. QUAL E O CONHECIMENTO ACUMULADO NAS SEGUINTES INSTANCIAS (TOP-DOWN / BOTTON-UP / MIDDLE-UP-DOWN)?

4. QUAL E A CONVERSAO DE CONHECIMENTO EMPREGADA NAS SEGUINTES INSTANCIAS (TOP-DOWN / BOTTON-UP / MIDDLE-UP-DOWN)?

5. ONDE O CONHECIMENTO E ARMAZENADO NAS SEGUINTES INSTANCIAS (TOP-DOWN / BOTTON-UP / MIDDLE-UP-DOWN)?

6. COMO E A ESTRUTURACAO DO MPF NAS SEGUINTES INSTANCIAS (TOP-DOWN / BOTTON-UP / MIDDLE-UP-DOWN)?

7. COMO E FEITA A COMUNICACAO NAS SEGUINTES INSTANCIAS (TOP-DOWN / BOTTON-UP / MIDDLE-UP-DOWN)?

8. ESSE CONHECIMENTO E RECONHECIDO COMO UM VALOR PELOS MEMBROS DO MPF NAS SEGUINTES INSTANCIAS (TOP-DOWN / BOTTON-UP / MIDDLE-UP-DOWN)?

9. DE QUE MANEIRA O CONCEITO DE TEIA SOCIAL, SE RELACIONA COM A ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO MPF E COMO ESSE CONHECIMENTO TRANSITA ENTRE A TEIA E O AMBIENTE EXTERNO?

10. INDIQUE DOIS SISTEMAS DE INFORMACAO DO MPF E COMENTE DE QUE MANEIRA ELES INFLUENCIAM O PROCESSO DE CRIACAO DE CONHECIMENTO.

11. DE QUE MANEIRA SE CONSTITUI A REDE DE INFORMACAO DO MPF?

12. QUE ELEMENTOS COMPOEM A BASE DE CONHECIMENTO DO MPF E COMO ELES INTERAGEM ENTRE SI?

13. DE QUE MANEIRA AS PRATICAS DE GESTAO DE PROCESSOS PODEM IMPACTAR A TEIA SOCIAL DO MPF?

14. DE QUE FORMA A LINGUAGEM COMPARTILHADA NA GESTAO DE PROJETOS E IMPORTANTE PARA O DESENVOLVIMENTO DESTES, NO MPF?

15. QUAIS LACUNAS DE CONHECIMENTO IMPEDEM QUE AS METAS ATUAIS DO MPF SEJAM ATINGIDAS?

16. QUAIS LACUNAS DE CONHECIMENTO DEVEM SE PREENCHIDAS PARA QUE O MPF ALCANCE SEU OBJETIVO PARA O MEDIO-LONGO PRAZO?

17. QUAL E A RELACAO ENTRE GESTAO DO CAPITAL HUMANO E GESTAO DE RECURSOS HUMANOS NO MPF?

18. O MPF TRABALHA COM A IDEIA DE EDUCACAO CORPORATIVA?

19. O MPF TRABALHA COM A IDEIA DE GESTAO POR COMPETENCIAS?

20. QUAL A RELACAO DAS ESTRATEGIAS ORGANIZACIONAIS DO MPF COM A GESTAO DO CAPITAL HUMANO, COM O PLANEJAMENTO DA APRENDIZAGEM CORPORATIVA E COM AS COMPETENCIAS ESSENCIAIS DO MPF?

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