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Mobilidade Urbana

Repositório de Legislação

Leis

  • Lei 12.587 de 3 de janeiro de 2012 - Institui as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana - revoga dispositivos dos Decretos-Leis nos 3.326, de 3 de junho de 1941, e 5.405, de 13 de abril de 1943, da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio de 1943, e das Leis nos 5.917, de 10 de setembro de 1973, e 6.261, de 14 de novembro de 1975; e dá outras providências [1][2]

Notícias

  • IPEA revela um país mais interiorizado [3]
  • Mobilidade urbana[4]
  • Especial Folha de São Paulo [5]
  • Mobilidade urbana sustentável[6]
  • Política Nacional de Mobilidade Urbana [7]
  • Acesso a documentos da investigação sobre cartel de trens é negado ao Estado de São Paulo [9]
  • Trens e Metrô de SP superfaturados em 30% - o Cade e o MP concluíram que os cofres paulistas foram lesados em pelo menos R$ 425 milhões [10]
  • Superlotadas, estações estão fora dos planos de expansão do Metrô [11]
  • Promotoria investiga fraudes em empresas de ônibus de São Paulo [12]
  • ABRAJI e Fórum de Acesso disponibilizam modelo de pedido de informação sobre transporte público. Acesse o modelo em [13].
  • Site que discute o assunto da mobilidade urbana na Europa, mostra que casos inicialmente de sucesso do modelo 100% gratuito podem não durar muito [14]
  • Grupo aberto para discutir a questão da mobilidade urbana na cidade de São Paulo [15]
  • O diálogo sobre a mobilidade urbana é a saída para os conflitos dos transportes coletivos [16]
  • A cidade, suas escolhas e consequências - o exemplo do RJ [17]
  • Banco de Informações e Mapas de Transportes do Ministério dos Transportes [18]
  • A tragédia da civilização do automóvel [19]
  • Nas mãos de interesses privados, manutenção de Metrô e trens se torna precária e sistema inseguro em SP [20]
  • ABNT NBR 15570 - Especificações técnicas para fabricação de veículos de características urbanas para transporte coletivo de passageiros: Arquivo:NBR15570.pdf
  • Auditoria da Controladoria Geral da União nos postos de pesagem nas rodovias brasileiras. A falta de fiscalização no peso dos caminhões é a responsável pelo número de buracos nas rodovias[21]
  • MPF move ação para que seja garantida habitação às famílias desabrigadas pelas obras do Metrô: [22]
  • Mobilidade urbana: políticas incentivam uso do transporte individual [23]
  • Exemplo de visualização em mobilidade [24]


Vídeos e Blogs

Projetos de mobilidade urbana e os problemas causados pelo trânsito



Mobilidade Urbana na RMC

Transporte urbano

Campinas: Obras do BRT começam em fevereiro - Projeto estimado em R$ 145 milhõesPublicado em 2013-04-18 22:21:08 Atualizado em 2013-04-18 22:21:08 (136 visualizações) Share on facebook Share on twitter Share on email Share on print More Sharing Services 3 As obras de construção dos corredores de ônibus exclusivos do Sistema BRT (sigla em inglês para Ônibus da Trânsito Rápido) em Campinas devem começar em fevereiro de 2014. A previsão foi feita ontem (17) pelo secretário municipal de transporte, Sérgio Benassi, em audiência realizada pela Comissão Especial de Estudos (CEE) instalada na Câmara para acompanhar a implantação do Plano Municipal de Mobilidade.

De acordo com Benassi, o projeto executivo deve ser entregue ao Ministério das Cidades até outubro deste ano e, em seguida, serão mais três meses para a realização da licitação. A implantação dos corredores está prevista para ocorrer em outubro de 2015.

O Plano de Mobilidade Urbana de Campinas vai exigir investimentos de R$ 339 milhões e prevê, entre outras ações, a implantação de dois corredores de ônibus exclusivos para a operação do sistema BRT, nos eixos Ouro Verde e Campo Grande.

O sistema vai operar com ônibus articulados e biarticulados e haverá interligação entre os corredores. Além disso, estão previstas as reformas do Terminal Ouro Verde e do Viaduto Miguel Vicente Cury. No Ouro Verde serão 14,4 km de corredor exclusivo à esquerda, saindo do Terminal Central (Viaduto Miguel Vicente Cury), seguindo pela João Jorge, Amoreiras, Ruy Rodriguez e Camucim até o Terminal Vida Nova.

Também haverá a reforma do Vicente Cury, com a implantação de mais uma faixa de rolamento em cada sentido, na ligação com a Avenida João Jorge; reforma dos terminais Central, Ouro Verde e Vida Nova; e implantação de estações de transferência ao longo do trecho. O custo estimado do projeto é de R$ 145 milhões.

Já o Corredor Campo Grande terá 17,8 km de extensão, saindo do Terminal Multimodal Ramos de Azevedo, seguindo pelo leito desativado do antigo VLT, John Boyd Dunlop e chegando ao Terminal Itajaí. As obras contemplam a construção de um terminal ao lado do Terminal Multimodal e a implantação de estações de transferência ao longo da Avenida John Boyd Dunlop. O custo estimado é de R$ 155 milhões.

A estimativa é de que em 2014 os dois corredores, Ouro Verde e Campo Grande, transportem juntos cerca de 30 mil passageiros por hora nos períodos de pico. Também está definido no Plano, uma ligação entre os dois corredores, com 4 km de extensão, ligando Vila Aurocan até o Campos Elíseos, seguindo pelo leito desativado do VLT. O custo estimado da obra é de R$ 30 milhões. R$ 125 milhões já foram liberados para a primeira fase da obra – que terá início a partir do corredor Campo Grande. Numa segunda fase, serão feitos o corredor Ouro Verde e a interligação.

MALHA FERROVIÁRIA – Na audiência na Câmara, o secretário disse também que apresentou em Brasília um projeto para recuperação da malha ferroviária existente na cidade. A ideia, segundo ele, é reaproveitar o leito abandonado do VLT e de ferrovias como a Mogiana, Paulista e Sorocabana. Ele revelou que o plano já foi entregue ao governo federal.

Transporte rodoviário

  • Rodovias em São Paulo [25]

Transporte ferroviário

Segurança no transporte ferroviário

Concorrência no transporte ferroviário

Transporte aeroviário

Segurança e acidentes na malha ferroviária; Demanda 1.34.004.200127.2007-38; Gabinete 3 do Ministério Público Federal em Campinas. (Obs. o número dessa demanda agora é ...140...). Local: Campinas, Sumaré, Hortolândia.

Trânsito em Viracopos ganha novas regras: [26]

Transporte hidroviário

Site dos usuários dos portos do RJ [27]

Rodovia

  • MPF recomenda que Ibama fiscalize tráfico e transporte irregular de animais silvestres no Aeroporto de Congonhas: [28]
  • Veja lista completa de rodovias que serão licitadas pelo Dnit: [29]
  • Governo reabre licitação para obras viárias: [30]

Ferrovia

MPF em Piracicaba ajuíza ação para que ALL e sete municípios garantam segurança na malha ferroviária: [31]

Justiça Federal de Bauru suspende operação de trens da ALL na região; ALL propôs cumprir o acordo em 60 dias; MPF recomendou realização de audiência de conciliação na Justiça: [32]

MPF em Jales move ação contra ALL para garantir manutenção na linha férrea e segurança nas passagens em nível: [33]

MPF pede interdição da linha férrea nos municípios de São Carlos e Ibaté, no interior de São Paulo:[34]

MPF recomenda que ANTT acelere análise de projeto de passagens de nível.Em audiência judicial ALL se comprometeu a apresentar projeto para resolver situação de todas as 145 travessias na região de Bauru, mas ANTT tem que revisá-lo, o que ainda não ocorreu: [35]

Hidrovia

  • MP dos Portos faz abertura para competição entre portos privados e públicos [36]
  • O relatório sobre transporte marítimo 2013 da Unctad e o papel da Antaq e dos usuários. O que fazer? [37]

Aerovia

[38]

Temas Híbridos

Mobilidade e patrimônio cultural

  • Foi criado um bonde elétrico em Perugia/Itália, que passa todo o centro histórico. Foi feito, mas havia melhorias a serem realizadas. Com tecnologia o projeto readequou o trajeto.
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