Cidades

De Teia Social
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo

Introdução a Cidades e Campo

O tema Cidades - T2 - agrega os seguintes temas originais mobilidade, moradia, saneamento básico, ordenação urbana e zoneamento e megaeventos; assim como os temas híbridos que tenham algum dos temas originais em sua composição, e ainda as visões em cada um desses temas.

Veja abaixo a apresentação inicial de cada um desses temas e visite a respectiva página para conhecer e contribuir.

O campo e o rural e as cidades

  • Semi-árido [1]

Megaeventos

Mobilidade

Embora o tema mobilidade seja tema original de Cidades, ele não trata apenas da mobilidade urbana, mas da mobilidade de um modo geral, incluindo a hidroviária, aeroviária, rodoviária etc.

  • Políticas urbanas ainda incentivam o uso de transporte individual [2]
  • Observatório Nacional de Segurança Viária [3]
  • Bancos de dados internacionais em trasnporte [4]

Saneamento

Zoneamento Urbano

Temas complexos em Cidades e Campo

Os temas híbridos deste tema relacionam o mesmo aos demais temas da teia, tais como ..... Os temas híbridos são compostos por diversos temas que originalmente pertencem a assuntos e temas diferentes, mas que necessitam manter ligações com os assuntos e temas originais para a integração do conhecimento e das atividades, buscando melhorar a economia de recursos, coordenação de atividades e coerência das informações e conhecimentos.

  • Meio ambiente urbano (Híbrido de Cidades com Meio ambiente).
  • Produtos perigosos e risco urbano (Híbrido de Cidades e Saúde Pública).
  • Cidades e responsabilidade jurídica (Híbrido de Cidades e Direito).
  • Cidades e cidadania (Híbrido de Cidades, Direito e Sociologia).
  • Cidades e segurança pública [5]
  • Cidades e hipossuficiência (discriminação) [6]

Abordagens em cidades

Abordagens

As abordagens no tema contém suas informações analíticas e detalhadas, o que comparativamente torna o conteúdo dos temas (visto acima) num resumo, que por sua vez funciona como uma espécie de índice para se acessar os níveis temáticos mais profundos que se encontram desenvolvidos nas abordagens do próprio tema.

São inúmeros os agentes, órgãos públicos e organizações que atuam no tema cidades e em seus temas filhos, tais como: a) na esfera federal, Ministério das Cidades, Ministério dos Transportes, Agência Nacional de Transportes Terrestres; b) no âmbito estadual (Exemplo: São Paulo), as secretarias estaduais de Desenvolvimento Metropolitano, Habitação, Planejamento e Desenvolvimento Regional, Saneamento e, Transportes Metropolitanos, além de empresas públicas. Isso sem falar no âmbito municipal, nas ONGs afins e nas empresas prestadoras relacionadas.

Na abordagem do conhecimento é fácil reconhecer a importância das disciplinas científicas para a cidade, como o Direito urbanístico e municipal, as contribuições da Administração para a gestão pública, e assim por diante.

Nas ‘Agendas e mapas’ em cidades se percebe a importância do georreferenciamento e da criação de mapas públicos acessíveis, seja dos locais de maior concentração de acidentes ciclísticos, ferroviários, rodoviários, seja dos perfis da população e de suas necessidades para justificar a alocação adequada dos diversos serviços públicos.

Na abordagem de ‘Resultados’, que inclui o tema dos ‘Recursos’ é importante conhecer os tipos e os critérios de disponibilização de recursos para os municípios, permitindo-se assim um melhor acompanhamento e controle destes.

Problemas em cidades.

‘Problemas’ é a abordagem filha da abordagem de ‘problemas’. Vamos ilustrar o que essa faceta do tema cidades e de seus temas filhos pode nos oferecer. Relacionados às cidades, devemos nos ocupar com os produtos e atividades perigosas e com o risco urbano que eles causam (por exemplo o estouro de tubulações de gás e água na cidade do Rio de Janeiro).

Os problemas em empreendimentos públicos de habitação serão desenvolvidos em mais detalhes, tendo em vista a existência de projeto sobre o tema, em andamento (2013) na iniciativa da teia social em Campinas.

Atividades em Cidades e Campo

Na combinação deste tema com a 1a Visão - Atividades - constam as informações relativas às atividades concretas pertinentes, incluindo as espécies aplicáveis, como por exemplo a pesquisa comparativa de outras iniciativas e diagnóstico aprofundado do problema. Aqui também estão as informações referentes às fases da atividade, seus produtos previstos, monitoramento, seus requisitos e instrumentos de sua realização, como modelos e roteiros. Também é relevante saber que outras atividades são compostas e se relacionam com as atividade neste tema.

Problemas e respostas em Cidades e Campo

Na combinação deste tema com a 6a Visão - Capacitação - se abordam as falhas e degradação das atividades e ocorrências relativas ao tema e se relacionam as boas práticas correspondentes. A capacitação para o tema se organiza em níveis - 1, 2, 3 e 4 - de complexidade para o seu melhor aproveitamento.

Estratégia em Cidades e Campo

Na combinação deste tema com a 3a Visão - Estratégia - 3 partes aspectos gerais se destacam: Levantamento de riscos, problemas, ações e potenciais atuais no tema, organizando-os em classes, a partir das ocorrências concretas levantadas; Análise de implicações e equilíbrio entre as ocorrências, inclusive comparando com as ocorrências dos demais temas. Após, discussão democrática e técnica para a priorização dos mesmos; Análise dos objetivos e planejamento estratégico das organizações pelo ponto de vista do tema.

Comportamento em Cidades e Campo

Agentes em Cidades e Campo

Na combinação deste tema com a 5a Visão - Organizações - estão as diversas organizações, organismos, órgãos, grupos, funções, papéis e pessoas que se relacionam com o tema, inclusive em relação à competência territorial e atribuição. Estão também o sociograma das relações com as outras organizações e as relações contínuas como parcerias e convênios. Na organização detalham-se as classes e espécies de organismos componentes e a matriz de responsabilidades pessoais no tema e em suas respectivas atividades. Podem constar também as caixas de atividades ativas e tipos de atuação pertinentes com o tema.

Conhecimento em Cidades e Campo

Na combinação deste tema com a 6a abordagem - Conhecimento - se objetiva desenvolver e gerir o conhecimento disponível, incluindo aí a melhoria do armazenamento e recuperação do mesmo, com a disponibilização de repositórios e fontes de informação. Os principais temas desta visão são os tradicionais temas científicos e disciplinares nos quais se organizam os conhecimentos das graduações formais da sociedade. Aqui são organizadas e disponibilizadas as informações científicas de caráter disciplinar - como Direito, Economia, Administração etc. O tradicional conhecimento voltado sobre si mesmo não é o objetivo, e sim o fornecimento de informações úteis e válidas para as soluções públicas práticas e sustentáveis.

Destaques: 
  • Cartilha "Por uma cultura de direitos humanos" - Direito à Moradia Adequada [7]
  • MP e ESMP realizam fórum para debater tarifa do transporte público [8]
  • Professor da PUC-Campinas lança livro sobre Viracopos [9]
  • Repositório de informações - Cidade para pessoas [10].

Agendas e mapas em Cidades e Campo

Na combinação deste tema com a 7a Visão - Agendas e mapas - estão as informações das ocorrências concretas do tema, em relação às dimensões de tempo e espaço. Assim, se registram em agendas e calendários os eventos pertinentes e em fluxogramas, as fases e as metas para controle da evolução das atividades. Aqui se organizam suas informações práticas em mapas do tema, nas seguintes abrangências territoriais: internacional, nacional, federal, estado e regiao, estado, Município e região e município.

Destaques:

  • Mapa de acidentes ciclísticos em São Paulo [11].

Resultados em Cidades e Campo

Na combinação deste tema com a 8a Visão - Recursos resultados e impactos - podemos analisar os recursos necessários, disponíveis e empregados no tema, e a eficiência, eficácia e efetividade das atividades realizadas no tema. Os produtos e resultados produzidos podem ser de 3 espécies: sem impacto, com impacto presumido e não mensurado e com impacto concreto e mensurado. A efetividade diz respeito ao impacto concreto e mensurado, ao montante e metodologia de cálculo do mesmo e a estimativa da contribuição pelo viés de cada organismo. A avaliação completa do impacto deve levar em conta o custo do organismo, os impactos produzidos e a análise de sua influência, qualitativa e quantitativa, no problema original.

Visões divergentes em Cidades e Campo

Na combinação deste tema com a 9a abordagem - Visões divergentes - abre-se o espaço para o registro das opiniões pessoais ou correntes minoritárias que não tenham sido absorvidas pelo conteúdo de consenso (desde que sejam compatíveis com os princípios da teia). Também podem ser registradas aqui as atividades que sejam de responsabilidade pessoal de alguém, uma visão particular da estratégia e das prioridades, os valores pessoais e a sua ordem de prioridade, as experiências, capacitação, interesses, links para a página pessoal, avaliações feitas e recebidas na comunidade, e outras informações de caráter não geral, mas pertinentes à teia.

Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações
Navegação
Temas
Perspectivas
Ferramentas