Ajuda:Primeiros passos

De Teia Social
(Redirecionado de Ajuda:Conteúdos)
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo

Primeiros passos e orientações na Wikiteia.

Adesão, login e cadastro de email.

Leia, imprima, assine, digitalize e envie o termo de adesão para o email teiasocial@mpf.gov.br, informando também como teve conhecimento da Teia Social.

Vá até a wikiteia

https://teiasocial.mpf.gov.br - e crie sua conta ou faça seu login.

Após logar...

...clique em 'MINHAS PREFERÊNCIAS' (na parte superior da página). Você vai estar na “aba” 'PERFIL DO USUÁRIO'. Abaixo, na página, há um tópico chamado 'OPÇÕES DE EMAIL'.

Insira o e-mail...

...Que você vai usar para interagir na WikiTeia;

Confirme o email...

...clicando no botão e respondendo ao email recebido. Volte ao tópico citado no passo 1.2 e verifique se seu e-mail está ativo e confirmado Salve o registro.

No anti-spam do seu email...

...autorize o email da teia social para que os emails automáticos não sejam considerados spam.

Vigiar páginas.

(ao realizar esse procedimento, você sempre receberá um e-mail notificando as contribuições realizadas por algum membro na página)

Na mesma “aba” 'PERFIL DO USUÁRIO'...

...selecione, pelo menos, as seguintes opções: 'Permitir email de outros usuários', 'Enviar-me um email quando uma página da minha lista de páginas vigiadas for alterada' e 'Enviar-me um email quando a minha página de discussão for editada'.

Na aba 'LISTA DE PÁGINAS VIGIADAS'...

...selecione as seguintes opções: “Adicionar páginas criadas por mim à minha lista de páginas vigiadas” e “Adicionar páginas editadas por mim à minha lista de páginas vigiada”

Aspectos gerais:

No canto direito superior da tela – clique na seta “VIGIAR”; caso apareça o termo “DESINTERESSAR- SE” significa que a página já está sendo vigiada, ao editar uma página, clique em “VIGIAR” e SALVAR PÁGINA.

Orientações:

  • a) O navegador 'FIREFOX' funciona melhor que o 'EXPLORER'.
  • b) Se você receber o aviso de que a 'página não é segura', precisa autorizar o acesso, clicando em 'entendo os riscos', 'certificado não confiável' e assim por diante (não se preocupe, o site é seguro sim, apenas não tem certificado pago dessa situação);
  • c) Se você não conseguir editar a página ou fazer outras coisas, pode ser que você não esteja logado, vá para o canto superior direito da tela existe o link “Criar uma conta ou entrar” ou em “Autenticar-se”. Preencha os campos: nome de usuário e senha;
  • d) Vigie a página dos temas e atividades de seu interesse;
  • e) Aprenda o básico sobre criação e edição de páginas, veja o tema 'Ajuda' na Wikiteia ou na Wikipédia;
  • f) Não se preocupe, o aprendizado da wiki é gradual e enquanto você aprende, pode pedir ajuda a alguém, membro ou não, que tenha mais facilidade no uso da ferramenta;
  • g) Crie sua página de usuário na wiki com um um perfil pessoal e/ou a vincule ao seu perfil no facebook;
  • h) Curta a página da teia social no facebook, para receber a atualização das comunicações;
  • i) Participe de grupos da teia no facebook, para se comunicar sobre temas da teia, lembrando que:
    • i.1) o grupo, assim como a teia e a wiki, serve apenas para o propósito que ele descreve;
    • i.2) para se inscrever em um grupo você precisa estar com o login e a configuração de páginas vigiadas, completos,
    • i.3) os conteúdos que forem produzidos no facebook devem ser transportados para a página wiki pelo seu autor, para integrar a base de informações da teia.

Ver também Capacitação - wiki (pode ser fundido com este tópico!)

Quem quiser aprender com a Wikipédia, pode se inscrever nos seu curso aberto [1] em sua escola aberta [2]

O que eu preciso fazer para contribuir na Teia Social

Você precisa apenas se cadastrar. Clique no link Criar uma conta ou entrar no canto superior direito da página.

Criar uma conta ou entrar


Depois clique em criar uma conta, preencha todos os dados e pressione o botão Criar conta.

Criar conta
Preecher Campos


Como me autentico na Teia Social

No canto superior direito da página da Teia Social existe o link Criar uma conta ou entrar ou então clique em autenticar-se. Basta preencher os campos Nome de usuário e senha.

Autenticar-se
Nome do usuário e senha


O que é a Página de Usuário?

Todo usuário autenticado tem uma página própria para fazer a sua apresentação pessoal e profissional, expor seus projetos e artigos ou até utilizá-la como página de testes. Sua página de usuário é acessada ao se clicar em seu nome de usuário, na parte superior da página.

Nome de usuário

Como editar páginas?

Uma vez autenticado, ao entrar em uma página da Teia Social, no canto superior direito aparece a aba Editar.

Ao clicar nessa aba, abre-se a tela de edição de página. Você pode então acrescentar textos, apagar textos, formatar textos, acrescentar imagens e tabelas etc.

Clicando-se na aba Pré-visualização na parte superior da página de edição (ou no botão Mostrar Previsão na parte inferior da página de edição), irá aparecer uma prévia de como as alterações ficarão dispostas na página.

Para salvar as alterações de edição basta clicar no botão Salvar Página, na parte inferior da página de edição.

As alterações feitas em uma página ficam registradas podendo ser acessadas na aba Ver histórico no canto superior direito. Aí ficam registrados o usuário que alterou, a hora de alteração, opção de desfazer a alteração e opção de criar um tópico de discussão sobre a alteração.


Editar
Pré-visualização e Mostrar Previsão
Salvar Página
Ver histórico

Como desfazer/apagar edições?

Se você ainda estiver na tela de edição de páginas, basta clicar no link Cancelar, na parte inferior da página, e as alterações feitas serão apagadas, uma vez que a edição ainda não foi salva.

Se você já tiver clicado na botão Salvar Página e a edição já foi salva, você pode clicar na aba Ver histórico no canto superior direito. Aí serão listadas as alterações realizadas naquela página. Selecione a edição que deve ser excluída e clique no link desfazer. A alteração será excluída e você será redirecionado para a tela de edição para que faça alterações necessárias.


Cancelar
Ver histórico
Desfazer

Formatação de textos na Teia Social

  • Negrito:

Na tela de edição, colocar o termo entre três aspas simples ou clicar no botão N (negrito).

Negrito


  • Itálico:

Na tela de edição, colocar o termo entre duas aspas simples ou clicar no botão I (itálico).

Itálico


  • Negrito e Itálico:

Na tela de edição, colocar o termo entre cinco aspas simples.

Negrito e itálico


  • Títulos:

Para criar títulos em uma página, deve-se colocar o título entre o sinal = de acordo com o tamanho do título que se deseja, por exemplo:

Título


O resultado pode ser visualizado abaixo:

Resultado


  • Caracteres especiais:

Na tela de edição tem-se ainda a opção de incluir caracteres especiais, por exemplo, de outros alfabetos como o grego, árabe, hebraico dentre outros. Basta clicar em Caracteres especiais e uma lista será aberta.

Caracteres especiais


  • Tabelas:

Na tela de edição:

I. Posicionar o cursor no local onde será incluída a tabela;

II. clicar em Edição avançada;

III. clicar em Tabela;

Tabela


Defina a estrutura da tabela como mostra a figura abaixo:

Estrutura da tabela


  • Edição avançada:

Na tela de edição tem-se ainda opções de edição avançada. Basta clicar em Edição avançada e uma lista será aberta com lista com marcadores, lista numerada, indentação, tamanho da fonte etc.

Edição avançada


  • Marcadores:

Na tela de edição, deve-se clicar no botão de Lista com marcadores.

Dica: Simplesmente digitar * antes dos termos a serem elencados, ao invés de clicar no botão.

Marcadores


  • Lista numerada:

Na tela de edição, deve-se clicar no botão de Lista numerada.

Dica: Simplesmente digitar # antes dos termos a serem elencados, ao invés de clicar no botão.

Lista numerada


Como eu posso criar páginas?

  • A partir de uma pesquisa: Escreva no campo Pesquisar (lado superior direito da página) o título desejado e clique na lupa. Se ainda não existir uma página com esse título, vai aparecer a mensagem “Criar a página “xxxxxxxx” nesta wiki!”. Basta clicar no termo em vermelho, que você será levado à tela de edição para criar a página.
Pesquisar página
Criar página
  • Dentro de uma página já existente (Ligação interna): Às vezes em uma página podem existir termos/expressões que remetam a mais informações que não foram explicitadas nessa página principal. Pode-se então criar outra página para desenvolver essas informações adicionais. Para tanto deve-se:

I. entrar na tela de edição da página;

II. digitar e selecionar o termo/expressão que originará a outra página;

III. clicar no botão Link.


Ligação interna


IV. um quadro será mostrado na página, com o termo escolhido para a nova URL, junto com texto que será exibido na página. Defina se o link remeterá para uma página wiki (dentro da Teia Social) ou para uma página web externa.

Link


V. Salvar a página

Percebe-se então que o termo/expressão anteriormente selecionado aparece agora em vermelho indicando que aí existe uma nova página mas que ainda não foi editada. Basta clicar sobre o termo em vermelho que aparecerá a tela de edição de páginas, podendo então ser acrescentado o texto desejado. Ao salvar as alterações, o link da nova página se torna azul.

Termo em vermelho

Dica: Ao invés de clicar no botão Ligação interna você pode simplesmente digitar a estrutura padrão de uma página ao redor do termo/expressão que originará a nova página.

O que é ligação interna?

São links que remetem a outra página dentro da Teia Social. De acordo com a Wikipedia, “Ligação interna, atalho interno, link interno ou interlink é a marcação de uma palavra ou conjunto de palavras de forma a que, com um clique, se aceda imediatamente ao artigo correspondente.” Para inserir uma ligação interna, escreve-se o nome da página entre dois colchetes, da seguinte forma:

Ligação interna

Após salvar, se a página para qual o link remete não existir, o texto aparecerá sublinhado em vermelho. Clicando no texto em vermelho, o leitor poderá criar um novo artigo com esse título.

Se desejar que o título da nova página seja diferente do texto mostrado na página que se altera, a ligação constrói-se utilizando a barra vertical |:

Ligação interna com título

O que é ligação externa?

São links que remetem a páginas fora da Teia Social. Devem ser montados na seguinte estrutura:

Ligação externa

Note que, diferentemente das ligações internas:

- há apenas um colchete;

- não utilizam a barra vertical | ;

- após o endereço há um espaço, caso se use um texto descritivo da ligação externa.

Veja abaixo como ficará essa estrutura depois de salva:

Ligação externa - Resultado

Posso restringir o acesso a algumas páginas da Teia Social

Sim, da seguinte forma:

I. Entre na página que você deseja restringir o acesso;

II. Passe o mouse sobre o menu drop down no canto superior direito (entre o campo Pesquisa e a aba Ver histórico).

Menu drop down - Proteger


III. Clique na opção Proteger. Você será redirecionado a uma página para definição dos termos da proteção.

Você pode escolher aspectos como: pessoas/setores que podem acessar a página, o período de duração da proteção, “Proteção progressiva” (proteção de qualquer página que esteja incluída na página principal), dentre outros.

Como excluir páginas?

Na página que se deseja excluir, deve-se passar o mouse sobre o menu drop down no canto superior direito (entre o campo Pesquisa e a aba Ver histórico). Clicar na opção Eliminar. Você será redirecionado para uma página de confirmação de eliminação, onde pode ser registrado o motivo da eliminação.

Eliminar página


Posso assinar os artigos que incluir na Teia Social?

Sim. Os artigos, textos e peças que forem incluídos nas páginas da Teia Social podem ser assinados. Na tela de edição, posicione o cursor no local onde deverá aparecer a assinatura e clique no botão Assinatura, hora e data na barra de edição. Clique no botão Salvar página e, então, automaticamente a estrutura será trocada pela sua assinatura cotendo nome, hora e data.

Assinatura, hora e data


Posso fazer comentários, dar sugestões em páginas da Teia Social?

Sim. Toda página na Teia Social a tem uma aba Discussão, no canto superior esquerdo. Aí podem ser acrescentados tópicos de discussão sobre a estrutura da página ou sobre seu conteúdo. Qualquer pessoa que esteja autenticado pode incluir e participar em tópicos de discussão. Para tanto você deve:

I. Autenticar-se;

II. Clicar na aba Discussão da página em questão;

Discussão


III. Clicar na aba Adicionar Tópico ;

Novo tópico


IV. Escrever o título do tópico;

V. Escrever o comentário/sugestão;

VI. Clicar no botão Salvar página, na parte inferior da página.

Novo tópico


Você também pode acrescentar comentários em um tópico já existente, por meio do link Adicionar resposta.

Eu posso incluir arquivos na Teia Social?

Sim. Os arquivos devem ser incluídos da seguinte forma:

I. Clicar em Ferramentas, no menu lateral esquerdo;

II. Clicar em Enviar arquivo;

Enviar arquivo


III. Clicar em Selecionar arquivo;

IV. Buscar qual o arquivo será incluído;

V. Preencher o campo Sumário com a descrição do arquivo;

VI. Clicar em Enviar arquivo.Pronto! O arquivo já está na Teia Social.

Selecionar arquivo

Para disponibilizar esse arquivo em uma página você tem duas opções:


  • 1ª Opção: pelo botão Arquivo Embutido

I. Na tela de edição de página, clicar no local onde o arquivo será acrescentado;

II. Clicar no botão Arquivo Embutido;

III. Aparecerá no texto a estrutura Arquivo:Exemplo.jpg, onde você deve colocar o nome do arquivo que será disponibilizado, por exemplo Arquivo:IN PROTOCOLO - 2003.pdf

IV. Salvar a página.

Arquivo embutido

Note que: o nome do arquivo deve ser escrito exatamente da forma que foi salvo dentro da Teia Social, senão não será localizado.

Pronto! O arquivo já está disponível no texto da página por meio de um link. Clicando no link a página do arquivo será aberta e você poderá abri-lo.


  • 2ª Opção: pelo teclado


I. Entrar na tela de edição da página onde será disponibilizado o arquivo;

II. Clicar no local onde o arquivo será acrescentado;

III. Digite a estrutura como na figura abaixo:

Estrutura para inserir arquivo

IV. Salvar página.


Note que:

o nome do arquivo deve ser escrito exatamente da forma que foi salvo dentro da Teia Social, senão não será localizado;

o nome após a barra ( | ) será o nome do arquivo visível na página.


Pronto! O arquivo já está disponível no texto da página por meio de um link. Clicando no link o arquivo será aberto diretamente.

Como incluir imagens em uma página?

Se você deseja que uma figura apareça em uma página você deve primeiro carregar seu arquivo na Teia Social:

I. Clicar em Ferramentas, no menu lateral esquerdo;

II. Clicar em Enviar arquivo;

III. Clicar em Selecionar arquivo;

IV. Buscar qual o arquivo será incluído;

V. Preencher o campo Sumário com a descrição do arquivo;

VI. Clicar em Enviar arquivo.

Enviar arquivo

A seguir, na tela de edição da página onde será incluída a figura:

I. Coloque o cursor no local onde a figura será incluída;

II. Digite a estrutura conforme exemplo, substitua pelos termos correspondentes, e clique no botão Salvar página, como na figura abaixo:

Estrutura para incluir imagem


Note que:

o nome do arquivo deve ser escrito exatamente da forma que foi salvo dentro da Teia Social, senão não será localizado;

não há espaço antes nem após cada uma das barras verticais que separam as definições;

o tipo thumb significa que a imagem terá legenda; terá uma moldura ao redor da imagem; se não for definida uma posição, a imagem será mostrada à direita.

Como consultar os arquivos da Teia Social

Para consultar se um arquivo já foi incluído na Teia Social, você deve:

I. Clicar em Ferramentas, no menu lateral esquerdo;

II. Clicar em Páginas especiais;

III. Em Relatórios de mídias e uploads clicar em Lista de arquivo;

IV. Buscar o arquivo pelo nome.

Lista de arquivo

Como consultar na Teia Social?

Em qualquer página da Teia Social aparece, no canto superior direito, o campo Pesquisa. Basta escrever o termo a ser pesquisado e clicar na lupa que a busca será realizada. Podem-se utilizar argumentos de busca em letra minúscula, maiúscula e com acento.

Pesquisa


Aparecerá uma opção de refinamento da busca:

I. Você pode selecionar o tipo de busca dentre as seguintes opções:

Páginas de conteúdo; Multimídia; Ajuda e Páginas do Projeto; Discussões; Tudo; Avançado

II. Você pode selecionar, na lista de espaços nominais, em qual espaço nominal a busca deve ser realizada: marque o espaço nominal desejado ou deixe marcada a opção padrão “Principal”.

Escolhendo-se, por exemplo, a opção “Tudo”, o resultado da busca aparece dividido em “Resultados nos títulos das páginas”, em que aparecem as páginas cujos títulos têm o termo solicitado e “Resultados nos textos das páginas”, em que aparecem as páginas cujos textos mencionam o termo solicitado.

Refinamento da busca

Dica: Se você digitar no campo de pesquisa o nome completo da página, a busca já te remete diretamente à página em questão.


Ainda tenho outras dúvidas...

  • O cadastro na Teia é cancelado quando não se entra há muito tempo? Como fazer para recuperar ou fazer um novo cadastro?

R: Por ora não há um cancelamento dos usuários inativos. S a pessoa esqueceu a senha e não a guardou em algum lugar, deve fazer um novo cadastro.


  • Se eu quiser inserir textos, noticias e artigos nas páginas dos temas principais, devo fazê-lo no sub-item "conhecimento"? Pois vi que nesse sub-item está escrito que a prioridade é para o conhecimento disciplinar.

R: Não divida pelo tipo de informação e sim pelo tema. Assim, o que vale é se a notícia, o artigo ou o site (etc) trata de alguns dos subtemas do tema ou se relaciona com suas visões. Não se preocupe se não ficar no melhor lugar inicialmente, o importante é que o conteúdo já estará lá e depois poderá ser replicado em outros temas, ou movido para outra página se for o caso.


  • No campo "atividades" posso inserir eventos, congressos, ou essa parte é limitada às atividades da teia, e aí coloco os eventos somente em agenda?

R: Congressos, ou qualquer outra espécie de ´Evento´ podem ter registros: 1) Nas páginas de Agenda, para que as pessoas se programem em relação ao evento; 2) Nas páginas de Estratégia (levantamento de ocorrências) no tema do qual o evento trata, para um registro simples do evento como um tipo de ação realizada; 3) Nas páginas de Conhecimento (repositórios de informação) dos temas relacionados ao evento, se o evento disponibilizou informações relevantes; 4) Nas páginas de atividades do tema ao qual o evento se relaciona, se se pretende fazer um registro analítico e dinâmico do evento (ex. a organização pública e compartilhada do evento); etc.


Dúvidas adicionais poderão ser esclarecidas através do e-mail teiasocial@mpf.gov.br

Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações
Navegação
Temas
Perspectivas
Ferramentas